Concurso TSE 2022: Edital, Inscrição, Vagas, Salários e Apostilas

O concurso TSE 2022 é uma oportunidade para quem deseja conseguir um bom emprego com um salário satisfatório e plano de carreira. No texto a seguir, separamos informações sobre como realizar a inscrição e qual a melhor forma de estudar para o concurso TSE 2022. Confira!

Concurso TSE 2022

Concurso TSE 2022

Por que estudar para concurso?

O concurso é uma das vias mais procuradas por quem busca estabilidade no mercado de trabalho. Uma das principais explicações é o fato de que além de nem todos precisarem de curso superior, a remuneração é atrativa, tem plano de carreira e muitas vantagens oferecidas pelo órgão.

Com o mercado de trabalho tão estreito, seletivo e com um grande número de desempregados no país, os concursos públicos têm sido uma esperança para quem deseja mudar de vida. Porém, para a tão sonhada aprovação é preciso seguir um caminho de estudos e muita dedicação.

Estudar para um concurso exige inicialmente que se faça um estudo do edital. O edital é o documento que contém as principais informações do processo seletivo. Por meio dele, desde a quantidade de vagas e concorrência, informa também os conteúdos cobrados pelas provas e o nível educacional exigido em cada área.

O edital é encontrado no portal da banca responsável pelo concurso ou no site do órgão que oferta as vagas.

Veja mais detalhes sobre o concurso TSE 2022 a seguir!


Quantas vagas são ofertadas no concurso TSE 2022?

Ainda não se sabe quantas vagas serão oferecidas, porém, o que tudo indica que o concurso será unificado, ou seja, as provas valem para os tribunais regionais. A ideia não é pioneira para esse tipo de concurso, mas é considerada interessada pelos estudantes que buscam conquistar uma vaga no órgão.

O concurso unificado funciona da seguinte maneira: um único edital é publicado com oportunidades para o TSE e outros Tribunais Regionais Eleitorais pelo país, que apontem a necessidade de reposição de pessoal. 

Fonte: Folha Dirigida

As áreas são para nível médio e superior, técnico judiciário e analista judiciário, respectivamente. Para os aprovados no nível médio, a remuneração é de R$ 8.501,45 já para nível superior, o salário ultrapassa R$ 13 mil.

✓ Veja mais informações sobre os principais concursos em aberto:

Como o regime de contratação é estatutário, os aprovados terão estabilidade. Além dos benefícios, são oferecidos auxílios como creche, alimentação e assistência odontológica e médica. De acordo com estudos sobre o concurso, quase 400 vagas estarão disponibilizadas. 


O que faz um técnico e analista judiciário?

A atuação dos tribunais é direta. Mesmo sendo de nível médio, o aprovado será responsável por relatórios, pesquisas, emissão de certificados, atas, documentos, realizar serviços administrativos, entre outros. Ao ser aprovado, no decorrer da carreira, o órgão pode pedir cursos preparatórios a fim de aperfeiçoar e tornar o trabalhador melhor preparado para a função.

Para concorrer ao cargo, é necessário que o inscrito tenha acima de 18 anos, não esteja irregular com a Justiça Eleitoral e comprove o Ensino Médio Completo. Outros requisitos podem ser pedidos a depender da necessidade.

Já o analista judiciário é para pessoas com nível superior. Entre as funções estão o suporte direto aos desembargadores e somente graduados em direito que podem concorrer às vagas. Análise de processo, verificação de provas ou funções na área administrativa são algumas das atividades realizadas pelo analista judiciário.

✓ Dê uma olhada nos concursos mais buscados do site:


Inscrições do Concurso TSE 2022?

As inscrições serão liberadas no portal oficial do TSE. Entre as etapas estão prova objetiva, discursiva e análise de títulos. Nesses últimos casos, as exigências são apenas para nível superior. 

A prova objetiva para analista são 80 questões, já para técnico judiciário são 120. Para mais detalhes sobre o concurso TSE 2022, continue acompanhando o portal.

 

Avalie este artigo!

Avaliação média:
Total de Votos:

Concurso TSE 2022: Edital, Inscrição, Vagas, Salários e Apostilas

Adicionar Comentário