Concurso Tribunal de Contas da União 2021: Inscrições, Edital, Apostilas e Regras

Devido à pandemia do novo Coronavírus, o TCU teve que adiar seu certame. O novo concurso Tribunal de Contas da União 2021 está previsto para acontecer neste próximo ano, ofertando diversas vagas em diferentes cargos. Se você deseja se tornar um profissional concursado, saiba que o concurso Tribunal de Contas da União 2021 é uma ótima oportunidade. Saiba mais sobre! 

Concurso Tribunal de Contas da União 2021

Concurso Tribunal de Contas da União 2021

Concurso Tribunal de Contas da União 2021

O concurso do Tribunal de Contas da União está autorizado desde o início do ano de 2020. No entanto, devido à pandemia do novo Coronavírus o órgão teve que adiar o seu processo seletivo para 2021. 

concurso Tribunal de Contas da União 2021 ainda não tem data definida para ser realizado, mas espera-se que em breve ele aconteça. 

O número de vagas já foi definido, sendo 20 oportunidades imediatas mais formação de cadastro reserva. No momento, falta apenas a oficialização da banca organizadora, quem tem previsão para ser o Cebraspe. 

Este certame já é bastante esperado pelos concurseiros de plantão, pois o órgão oferece bons benefícios e boas remunerações aos seus profissionais concursados. 

 ✓ Veja os editais de alguns dos concursos mais esperados do ano:


Vagas do concurso Tribunal de Contas da União 2021 

Assim como já mencionamos neste post, o concurso do TCU foi autorizado desde o início do ano de 2020. Com a autorização, as vagas já foram definidas. 

concurso TCU 2021estará disponibilizando 20 vagas imediatas, mais formação de cadastro reserva. Essas oportunidades serão para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo, onde o salário inicial é no valor de R$ 21 mil. 

Essas 20 vagas autorizadas não condizem com o atual cenário do quadro de funcionários do TCU. Segundo um levantamento feito e divulgado no Portal da Transparência do Tribunal de Contas da União, o órgão conta com cerca de 464 cargos vagos. 

Em seu último certame, o órgão ofereceu 42 vagas com lotações nas seguintes cidades:

  • Rio Branco/AC;
  • Manaus/AM;
  • Salvador/BA;
  • Brasília/DF;
  • São Luís/MA;
  • Cuiabá/MT;
  • Belém/PA;
  • Recife/PE;
  • Porto Velho/RO;
  • Boa Vista/RR.

Edital do concurso TCU 

É por meio do edital que verificamos todas as informações referentes ao certame. E claro que não seria diferente com o concurso Tribunal de Contas da União 2021No entanto, ainda estamos aguardando a divulgação deste documento. 

Enquanto isso, podemos verificar algumas informações importantes como os requisitos exigidos e as etapas da prova do último concurso do órgão. Confira a seguir:

Requisitos cobrados:

  • Cargo de Auditor: Exige formação de nível superior e, caso seja especificado em alguma área, é preciso que o candidato tenha o diploma do curso da especialidade;
  • Cargo de Técnico: É preciso que os candidatos tenham o ensino médio completo. Para aqueles que desejam atuar em alguma área específica, é necessário um curso técnico. 

Etapas da prova do concurso

O concurso é feito em duas etapas. Confira a seguir todas elas:

1ª etapa: Provas Objetivas e Provas Discursivas:

  • Objetiva: Conhecimentos básicos (50 itens)
  • Objetiva: Conhecimentos específicos (50 itens)
  • Discursiva: Conhecimentos básicos e Conhecimentos específicos (1 questão cada)
  • Discursiva: Conhecimentos específicos (1 peça de natureza técnica)

2ª Etapa: Programa de Formação:

Essa segunda etapa é de caráter eliminatório, tendo uma duração mínima de 60 horas. 

Sendo este processo de seleção bastante parecido com outros concursos muito aguardados em todo o país como o concurso Senado Federal 2021 e o concurso Banco Central 2021.

*Assim que o edital do concurso do Tribunal de Contas da União 2021 for divulgado, voltaremos a atualizar este post!


Inscrições no concurso Tribunal de Contas da União 2021 

Todo o processo de inscrição do concurso Tribunal de Contas da União 2021 é feito pela internet, no site oficial da banca organizadora. 

Segundo fontes internas do TCU, a empresa mais cotada para ser a banca organizadora deste certame é o Cebraspe. Sendo assim, já podemos ficar de olho em seu site. 

Durante o procedimento de cadastro, será necessário informar todos os dados pessoais solicitados e enviar o formulário. Por fim, é preciso imprimir o boleto para pagamento da taxa de inscrição que varia de acordo com os cargos. 

Avalie este artigo!

Avaliação média:
Total de Votos:

Concurso Tribunal de Contas da União 2021: Inscrições, Edital, Apostilas e Regras

Adicionar Comentário