Concurso Polícia Penal 2022: Edital, Inscrição, Vagas e Salários

O concurso Polícia Penal 2022 é uma oportunidade para quem deseja ingressar na carreira policial sendo muitas vezes usada como porta de entrada para ascensão profissional. Veja a seguir detalhes sobre o processo seletivo assim como vagas e salários oferecidos no concurso Polícia Penal 2022!

Concurso Polícia Penal 2022

Concurso Polícia Penal 2022

O que faz um policial penal?

O que muitas pessoas não sabem é que o policial penal são os conhecidos agentes penitenciários. A nomenclatura sofreu uma mudança e a área foi considerada como policial desde a emenda constitucional no ano de 2019.

De acordo com as novas reformas, o processo seletivo é essencial para a contratação desse tipo de profissional e juntamente com as funções  já conhecidas, o policial penal tem poder investigativo e benefícios similares de outras classes de policiais.

Segundo estudos mais de 100 mil profissionais são qualificados para a área no Brasil, e juntamente com as funções explicitadas acima, o policial penal é responsável pela escolta dos presos e segurança de modo geral.  As revistas pessoais, nas celas e nos objetos dos visitantes também são funções realizadas pelos profissionais da área.

As regras podem mudar de acordo com o local e a região de atuação. Isso pode ser explicado pelo fato de que o policial penal é subordinado às ordens da Secretaria do Estado e da Secretaria da Justiça da região em que exerce a função.

Veja a seguir mais detalhes e saiba tudo sobre o concurso Polícia Penal 2022 que é um dos concursos mais concorridos policiais junto com o concurso Polícia Civil (PC) 2022a concurso Polícia Militar (PM) 2022.


Como funciona o processo seletivo?

O processo seletivo funciona em etapas e não configura somente as provas teóricas. Além do exame teórico, o candidato passa por prova de aptidão psicológica e psicotécnica de caráter eliminatório. Os exames médicos, de condicionamento físico e de comprovação de idoneidade também são fases eliminatórias. A última etapa além de eliminatória garante classificação no exame e pode ser nomeado como curso de formação Técnico-Profissional.

Muitos estudantes têm dúvidas sobre como estudar e quais são os conteúdos cobrados nesse exame, A prova é composta de 60 questões  que envolvem as disciplinas de língua portuguesa, informática básica, direito, direitos humanos, legislação especial e raciocínio lógico.

✓ Veja alguns dos artigos mais buscados para policiais:

Nas provas, o nível exigido é médio e a banca atual de realização do concurso é a Selecon. Conhecer quem vai realizar as provas é um excelente método de estudo não só no que diz respeito ao estudo por meio das provas anteriores, mas é uma forma do candidato se familiarizar com as questões.

Acompanhe mais detalhes e veja sobre vagas e salários oferecidos por meio do concurso Polícia Penal 2022.


Qual o salário do concurso Polícia Penal 2022?

O salário inicial divulgado é de R$ 4098,45. O  total de vagas vária a depender da região. Porém, geralmente as oportunidades são acima de 2400 vagas. O concurso aberto relata que as inscrições têm uma taxa de R$ 49,16.

No edital consta vagas para o público feminino e masculino. De acordo com os idealizadores do concurso público, aulas de defesa pessoal e tiro serão incluídas nesse processo. No concurso atual, as aulas serão ministradas em formato semipresencial, ou seja, a modalidade remota será usada em 50% do curso. A posse dos aprovados vai acontecer em no máximo 1 ano após a realização do concurso. 

Uma novidade do concurso é a reserva de vagas para pessoas com deficiência (PcDs). A superintendente explicou que essa cota está prevista na legislação estadual e que os deficientes poderão atuar como policiais penais, com as devidas adaptações.

Fonte: Folha Dirigida

Para mais detalhes sobre o concurso Polícia Penal 2022, continue acompanhando o portal.

Avalie este artigo!

Avaliação média:
Total de Votos:

Concurso Polícia Penal 2022: Edital, Inscrição, Vagas e Salários

Adicionar Comentário