Concurso IBAMA 2022: Edital Aberto, Inscrições, Apostilas e Vagas

O concurso IBAMA 2022 está sendo um dos mais esperados pelos concurseiros. A oportunidade de conseguir estabilidade financeira tem sido um dos principais motivos dessa ansiedade. Por isso, separamos novidades sobre o processo seletivo e informações sobre as vagas e remunerações do concurso IBAMA 2022. Confira.

Concurso IBAMA 2022

Concurso IBAMA 2022

Sobre o IBAMA

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais é um órgão que está em vigor desde o final dos anos 80 e tem principal ação no trabalho ativo na fiscalização da flora e fauna e na conservação do meio ambiente como um todo.

É fruto da união de quatro órgãos já existentes e é uma autarquia federal. Em sua estrutura conta com normas que fundamentam o regimento interno, comissão de ética do órgão, os centros de triagem, os comitês e as normas sobre as unidades do IBAMA no estado. O último processo seletivo do órgão aconteceu em 2013.

Veja a seguir mais detalhes e saiba tudo sobre o concurso IBAMA 2022!


Quais são as vagas oferecidas pelo concurso IBAMA 2022?

Estima-se que serão oferecidas mais de 500 vagas para nível superior e médio. Apesar de ainda não ter liberado o edital e não ter informações sobre a banca examinadora, os concurseiros devem começar a se preparar para o concurso público 2022 devido ao alto grau de concorrência.

Entre as áreas estão Analista Administrativo, Técnico Ambiental e Analista Ambiental. Para analistas é preciso nível superior e serão oferecidas cerca de 96 vagas e para analista administrativo serão oferecidas 40 vagas.

As vagas para técnico administrativo são para nível intermediário e totalizam 432 vagas. Todos têm carga horária de 40 horas. O analista ambiental é responsável por realizar o monitoramento, assim como a gestão, o planejamento ambiental, o ordenamento de recursos florestais e pesqueiros combinado com o estímulo a tecnologia ligadas às áreas de educação ambiental.

Já o analista administrativo é responsável pela parte técnica, leis, além de distribuição e controle de materiais para fiscalização. O atendimento ao público interno e externo também é função desse cargo. É necessário diploma de nível superior.

O técnico ambiental é o único cargo disponibilizado para nível médio. Nessa área serão realizadas funções como auxílio ao gestor ambiental, ações relacionadas à proteção e defesa ambiental e muito mais.

✓ Veja alguns dos concursos mais buscados no site:

Conheça mais detalhes e saiba como ocorrem as provas do concurso IBAMA 2022!


Como são cobradas as questões?

O concurso foi composto de prova objetiva e discursiva. A discursiva será composta de uma redação de caráter argumentativo. As questões das provas objetivas variam a depender da área.

No edital das provas anteriores consta com questões gerais e específicas, voltadas à área escolhida. Entre os conhecimentos básicos cobrados estão: língua portuguesa, atualidades, ética no serviço público, direito constitucional, direito administrativo e legislação do setor do meio ambiente.

Já a redação exigida é de 30 linhas e pode haver questões específicas para cada área.

O salário para nível médio pode ultrapassar R$ 5 mil reais, já para nível superior pode ultrapassar os R$ 12 mil.

O edital quando liberado vai constar com mais informações, assim como a relação do candidato por vaga estabelecendo assim a concorrência de cada área disponibilizada. 

✓ Veja mais detalhes sobre outros concursos em aberto:


Como estudar para concurso IBAMA 2022?

A principal dica de preparação é ler cuidadosamente o edital e descobrir quais as disciplinas cobradas. As disciplinas específicas precisam de um cuidado todo especial. Como este concurso ainda não liberou edital, é interessante estudar por editais anteriores e ter acesso às provas para ter mais noção sobre a cobrança de questões.

O uso de mapas mentais é de grande valia. Para mais detalhes sobre o concurso IBAMA 2022, continue acompanhando o portal.

 

Avalie este artigo!

Avaliação média:
Total de Votos:

Concurso IBAMA 2022: Edital Aberto, Inscrições, Apostilas e Vagas

Adicionar Comentário