Concurso Defensoria Pública da União 2022: Inscrições , Apostilas e Vagas

concurso Defensoria Pública da União 2022 estará ofertando diversas vagas em vários cargos. Saiba neste artigo como funciona o concurso Defensoria Pública da União 2022, bem como as formas de inscrições, vagas disponíveis e muito mais!

Concurso Defensoria Pública da União 2022

Concurso Defensoria Pública da União 2022

Concurso Defensoria Pública da União 2022

A Defensoria Pública da União precisa urgentemente de um novo concurso público 2022, para selecionar novos profissionais e estes atuarem no órgão.

De acordo com dados da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), cerca de 80% dos servidores da área de Apoio da Defensoria são de outros órgãos.

Além disso, há um grande déficit no cargo de Defensor Publico. Apenas 638 profissionais ocupam o cargo, quando se é necessário ao menos 1.483 no âmbito federal.

Com este grande déficit no quadro de servidores, foi enviado ao Congresso Nacional no dia 31 de agosto, o PLOA de 2022, que é o Projeto de Lei Orçamentária Anual.

O PLOA 2022 prevê a criação de 1.011 novas vagas da Defensoria Pública da União. Com isto, já se pode esperar um novo concurso Defensoria Pública da União 2022. 


Vagas disponíveis no concurso DPU 2022

De acordo com o PLOA 2022 enviado ao Congresso Nacional, 1.011 vagas serão ofertadas no concurso DPU 2022. 

Desse total de vagas, 811 são referentes ao PL 7.922 de 2014 e 200 do PL 7.923 também de 2014. Ambos têm o intuito de criar a carreira Administrativa da Defensoria, que hoje conta com servidores de outros órgãos.

✓ Veja mais concursos com vagas abertas:

Além dessas vagas, o PLOA 2022 também prevê 237 vagas para provimento já no ano que vem. Desses 237, 37 vagas são para os cargos vagos e 200 para o preenchimento dos cargos criados no PL 7.923.


Remunerações e benefícios do concurso DPU de 2022

concurso da Defensoria Pública da União 2022 é bastante aguardado por aqueles que desejam iniciar a carreira no órgão. Além do privilégio de trabalhar em um dos mais importantes órgãos do Brasil, os servidores contam com bons salários e benefícios.

Os salários e benefícios do concurso DPU 2022 ainda não foram anunciados. A seguir, confira a tabela remuneratória da Defensoria Pública da União referente ao ano de 2019:

Fonte: Gran Concurso

Além do salário mensal, os servidores públicos da DPU também têm direito a uma série de benefícios. Confira os principais:

  • Auxílio alimentação;
  • Gratificação de Desempenho do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (GDPGPE).

Inscrições concurso Defensoria Pública da União em 2022

Como o PLOA 2022 foi enviado há poucos dias para o Congresso Nacional, ainda não se sabe quando iniciarão as inscrições do concurso Defensoria Pública da União 2022. 

No entanto, já sabemos que todo o processo é feito pela internet, através do site oficial da banca organizadora do certame.

No último concurso realizado pelo órgão, em 2015, o Cebraspe foi o responsável por todas as etapas. Muito provavelmente também será ele o responsável pelo concurso que será realizado em 2022.

*Assim que obtivermos mais informações, voltaremos a atualizar este post!


Etapas da prova do concurso Defensoria Pública da União 2022

Para obter aprovação e ser selecionado (a) para a vaga de interesse, os candidatos do concurso Defensoria Pública da União 2022 precisão estar bastante preparados. Isso por que a prova possui nível elevado e requer bastante dos candidatos.

Concurso Defensoria Pública da União 2022

✓ Dê uma olhada em alguns dos concursos mais buscados no site:

O último concurso do órgão foi composto por prova objetiva de conhecimentos básicos e específicos. Ela foi organizada da seguinte forma:

Nível Superior

  • Prova Objetiva de Conhecimentos Básicos: composta por 70 questões de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos: composta por 80 questões de caráter eliminatório e classificatório.

Nível Médio

  • Prova Objetiva de Conhecimentos Básicos: composta por 50 questões de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos: composta por 70 questões de caráter eliminatório e classificatório.

Em relação aos conhecimentos básicos, foram cobrados os seguintes conteúdos:

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática;
  • Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos;
  • Noções de Direito Constitucional e Administrativo;
  • Noções de Arquivologia;
  • Noções de Gestão de Pessoas; e
  • Raciocínio Lógico.

Avalie este artigo!

Avaliação média:
Total de Votos:

Concurso Defensoria Pública da União 2022: Inscrições , Apostilas e Vagas

Adicionar Comentário