Concurso CNPq 2022: Inscrições, Vagas, Edital e Apostilas

O concurso CNPq 2022 é uma oportunidade para quem deseja ter estabilidade profissional e financeira. Desse modo, separamos as principais informações sobre o concurso CNPq 2022, como acontece a cobrança das questões e a melhor forma para ser aprovado. Confira!

Concurso CNPq 2022

Concurso CNPq 2022

Sobre a CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico foi criado em 1951 com nomenclatura de Conselho Nacional de Pesquisas. A principal função do órgão é fomentar medidas e buscar subsídios para o desenvolvimento científico do país. De categoria privada, o órgão foi criado para realização de funções públicas, dessa forma, gerando muitas dúvidas sobre a funcionalidade das ações.

Muitas pessoas pensam que este conselho está vinculado ao Ministério da Educação, contudo, essa informação é errônea já que a CNPq está atrelada diretamente ao Ministério de Ciência Tecnologia Inovação e Comunicação.

O conselho funciona com financiamento público, entretanto, esse não é suficiente para suprir toda a demanda e necessidade dos estudantes no trabalho relacionado às pesquisas, sendo assim, os alunos recebem auxílio em forma de bolsas a fim de incentivar os projetos e contribuir para a manutenção do estudante na unidade de ensino.

A CNPq ainda integra em sua plataforma páginas acadêmicas como o PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e o currículo Lattes que pode ser categorizado como networking Acadêmico.

✓ Veja mais concursos com inscrições abertas:

Além de todo o processo vinculado ao ensino superior, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico também está voltado à premiação de estudantes cientistas e vencedores da olimpíada de matemática e física, por exemplo. Sendo um dos programas mais conhecidos o Ciência sem Fronteiras. 

Veja a seguir mais detalhes e saiba informações sobre o concurso CNPq 2022!


Quantas vagas são oferecidas no concurso CNPq 2022?

Estima-se que mais de 100 vagas serão oferecidas no processo seletivo para os cargos de analista em Ciência e Tecnologia. O último concurso do órgão aconteceu no ano de 2010 em que foram disponibilizadas 95 vagas para analista em Ciência e Tecnologia Júnior e assistente. 

O processo está em aprovação. O órgão já conta com déficit de mais de 640 cargos vagos, sendo 338 para assistente em ciência e tecnologia e 307 para analista em Ciência e Tecnologia.

Para as pessoas que desejam ocupar o cargo de analista em Ciência e Tecnologia Júnior devem ter diploma de ensino superior em qualquer área de formação. Já para assistente é necessário ter diploma de nível médio acrescido de um ano de experiência na área escolhida.

A principal função do analista em Ciência e Tecnologia Júnior se refere à funcionalidade de programas, projetos, planos e trabalhos na área de gestão, planejamento, infraestrutura, análise e desenvolvimento de dados.

Já a função de assistente age diretamente na programação, manutenção de bibliotecas, documentação de arquivos e suporte aos profissionais da área de gestão e planejamento.

✓ Fique atento aos editais que estão para serem aberto:

No último concurso houveram mais de 12 mil inscritos. Sendo assim, uma informação importante para que o concurseiro entenda sobre a concorrência do concurso CNPq 2022.

Geralmente, o processo seletivo conta com três etapas. A primeira etapa é a prova de conhecimentos básicos, a segunda é o processo seletivo voltado aos conhecimentos específicos e a terceira é a discursiva referente a uma redação. O concurso CNPq 2022 tem cerca de 120 questões.

O salário de analista pode ultrapassar R$ 5200 e o de assistente em torno de R$ 2866 não levando em consideração os benefícios e gratificações de cada área.


Dicas para ser aprovado 

Segundo professores, especialistas e estudantes aprovados em concursos, a dica principal é compilar as informações e organizar os estudos por meio das questões anteriores do processo seletivo.

Conhecer os métodos cobrados e ter informações detalhadas sobre o edital do concurso aumenta consideravelmente as chances de aprovação.

Os métodos como vídeo aulas e mapas mentais também podem ser uma grande fonte de ajuda.

Para mais detalhes sobre concursos públicos 2022, continue acompanhando este Portal.

 

Avalie este artigo!

Avaliação média:
Total de Votos:

Concurso CNPq 2022: Inscrições, Vagas, Edital e Apostilas

Adicionar Comentário