Concurso Banco Central 2022: Edital, Inscrição, Vagas e Salários

O concurso Banco Central 2022 está entre um dos mais esperados pelos concurseiros. Isso porque além da remuneração ser atrativa, os benefícios oferecidos são divulgados em cada edital. Para mais detalhes sobre inscrições e vagas do concurso Banco Central 2022, continue acompanhando o texto a seguir!

Concurso Banco Central 2022

Concurso Banco Central 2022

Quais são os cargos oferecidos pelo concurso do BACEN?

Muitos concurseiros buscam se preparar para o processo seletivo de forma antecipada. Isso porque os editais exigem uma preparação própria já que os assuntos são especializados para cada área. Entre os cargos solicitados estão:

  • Analista,;
  • Técnico;
  • Procurador do Banco Central.

O cargo de analista exige ensino superior, contanto, não precisa ser de uma graduação própria. Entre as principais funções estão participação na análise de planos, projetos relacionados à política monetária e similares. Os procuradores também são profissionais de ensino superior, porém, para se inscrever à vaga precisam ser bacharéis em direito. Entre as principais atribuições estão a representação judicial do órgão mediante a solução de problemas.

O cargo de técnico exige ensino médio é relacionado à carreira administrativa e auxílio técnico aos analistas e outros órgãos de cargos superiores. 

De acordo com o portal do BACEN, quase 3000 cargos estão com vagas abertas e 3508 cargos das três áreas estão ocupados. Veja mais informações sobre o concurso Banco Central 2022 a seguir.


Qual o salário dos cargos?

A remuneração é bastante atrativa e os valores variam de R$7.283,31 até R$ 21.014,49, o total de vagas oferecidas serão de 245 sendo que 200 somente para analista. Apesar do concurso ainda estar em análise, há pedido para liberação do edital, já que um processo seletivo não acontece desde 2013, e já aconteceu uma defasagem considerável de funcionários com o percentual que ultrapassa 40%.

No concurso anterior mais 88 mil pessoas se inscreveram contabilizando uma concorrência de mais de 100 pessoas por vaga.

✓ Confira mais concursos abertos:


Como é o processo seletivo do concurso Banco Central 2022?

O concurso Banco Central 2022 é realizado por meio de inscrição online na página oficial da banca organizadora do exame. Além disso, conta com duas etapas e 120 questões. A primeira etapa é da prova objetiva e a segunda fase é discursiva ou subjetiva.

Além de conhecimentos básicos têm os conhecimentos específicos atribuídos para cada área e o programa de capacitação.

Entre as disciplinas cobradas estão:

  • Português;
  • Raciocínio lógico;
  • Direitos constitucional e administrativo;
  • Economia;
  • Sistema financeiro nacional;
  • Inglês e assuntos internacionais.

É importante comparecer ao local de prova munido do documento oficial com foto e do comprovante de inscrição. O local de prova sai poucos dias antes do exame. Veja a seguir dicas de como se preparar para o concurso Banco Central 2022.


Como se preparar para o concurso BACEN?

Uma das principais formas de preparação para um concurso é lendo o edital. Nele conta as principais informações sobre remuneração, assuntos cobrados, áreas e vagas. Após o contato com as diretrizes do exame é fundamental que o aluno inicie os estudos buscando inicialmente os temas que têm maior facilidade.

Essa é uma forma de otimizar o tempo e deixar um prazo maior para os assuntos considerados mais difíceis.

Outra dica é iniciar os estudos com os conhecimentos específicos, pois esse terá um peso maior na correção das provas. Apesar disso, não se deve esquecer que a língua estrangeira também será destaque na prova.

✓ Confira alguns dos artigos mais buscados no site:

O raciocínio lógico está incluso em matemática básica e a quantidade de questões pode chegar até 6. Para mais detalhes sobre o concurso Banco Central 2022, continue acompanhando o portal.

 

Avalie este artigo!

Avaliação média:
Total de Votos:

Concurso Banco Central 2022: Edital, Inscrição, Vagas e Salários

Adicionar Comentário